3 Junho, 2017

Síntese das componentes da Balança de Pagamentos

Síntese das componentes da Balança de Pagamentos

Síntese das componentes da Balança de Pagamentos

Síntese das componentes da Balança de Pagamentos

Balança Corrente: inclui os fluxos monetários relativos às trocas de mercadorias (ex: máquinas) e serviços (ex: turismo), rendimentos do trabalho (ex. salário pagos a um residente português no estrangeiro) e de investimento (ex. lucros reinvestidos e dividendos) e transferências correntes (ex. remessas dos emigrantes e dos imigrantes).

Balança de capital: inclui os fluxos não correntes de capitais entre um país e o Resto do Mundo (como os recebimentos de capital da UE ou os fluxos associados à cooperação entre Estados). Aquisição e cedência de ativos não produzidos não financeiros, compra e venda de ativos intangíveis (marcas, copyright, licenças e patentes).

Balança Financeira: inclui os fluxos financeiros relativos a operações de investimento (como o investimento direto ou outros fluxos financeiros).

Investimento direto

Investimento de carteira

Derivados financeiros

Activos de reserva

Saldo da Balança Corrente: inclui os saldos das balanças de mercadorias, de serviços, de rendimentos do trabalho e de capitais e o saldo das transferências correntes.

Saldo da Balança Corrente e de Capital: em termos simples e aproximados, representa a capacidade ou necessidade de financiamento de um país é, respetivamente, credor ou devedor em relação ao Resto do Mundo.

Balança de Pagamentos:

1 – Balança corrente (Balança de Mercadoria, Balança de serviços, Balança de Rendimentos e Balança de transferências correntes)

2 – Balança de Capital

3 – Balança Financeira