Questões saídas em Exame 1
Questão nº1
Leia o texto que se segue.
Os economistas aprenderam que taxas de inflação elevadas têm um efeito corrosivo sobre as economias de mercado. Nos períodos de aumento mais rápido dos preços, a moeda perde o seu valor, as pessoas ficam confusas, cometem erros e gastam muito do seu tempo a preocuparem-se com o facto de a inflação corroer os seus rendimentos.
Samuelson e Nordhaus, Economia, 1999 (adaptado)
Identifique e explicite os dois efeitos da inflação a que o texto se refere.
Questão nº 2
Leia o texto que se segue
Pensemos na procura de gelado. Como decidimos quantos gelados comprar por mês e que fatores influenciam a nossa decisão? Se o preço do gelado aumentar de 70 cêntimos para um euro a unidade, poderemos optar por comprar uma quantidade de gelados, ou poderemos ainda tomar a decisão de o substituir por iogurte congelado, cujo preço se manteve e que satisfaz a mesma necessidade.
N. Gregory Mankiw, Introdução À Economia 1999 (adaptado)
Questão nº3
Usando uma cana de pesca em vez de pescar à mão, o tempo gasto torna-se mais produtivo, resultando numa maior quantidade de capturas por dia, Usando ainda mais capital, sob a forma de redes e de barcos de pesca, a atividade torna-se suficientemente produtiva para alimentar muitas pessoas.
Samuelson e Nordhaus, Economia 1999 (adaptado)
Indique dois fatores de produção além do mencionado no texto
Questão nº4
Leia o texto que se segue
As despesas e as receitas do Orçamento de Estado traduzem sempre escolhas e produzem sempre efeitos ao nível económico e social, nomeadamente, em termos de promoção da equidade e da estabilidade económica. Por exemplo, se o Estado aumentar a tributação sobre o rendimento das Famílias, tal irá gerar efeitos sobre a atividade económica e alterar a repartição pessoal dos rendimentos.
Paulo Trigo Pereira et. al., Economia e Finanças Públicas, 2010 (adaptado)
Explicite, com base no texto, o papel do Orçamento do Estado como instrumento de intervenção económica e social.
Questão nº5
Leia o texto que se segue
No mercado perfeitamente concorrencial das laranjas, todos os vendedores transacionam exatamente o mesmo bem e quer compradores quer vendedores estão na posse de toda a informação. Neste mercado, cada um dos agricultores deseja vender as laranjas pelo preço mais alto e, assim, se o conseguissem aumentar os seus lucros. Contudo, se algum dos agricultores pedisse, pelas laranjas, um preço mais elevado do que o preço de mercado, perderia todas as vendas.
Joseph E. Stiglitz e Carl E. Walsh, Introdução à Microeconomia Rio de Janeiro, Campus, 2003, p. 24 (adaptado)
Explique com base nas duas características da estrutura do mercado perfeitamente concorrencial implícitas no texto, a impossibilidade de vender a um preço superior ao preço de mercado.