Questões de revisão

Questões de revisão

  1. Leia o texto que se segue:
    1. Suponha que uma empresa tem capacidade suficiente para continuar a produzir a quantidade que actualmente vende e que essa empresa não espera não espera um aumenta das vendas. Nesse caso, a empresa fará apenas investimentos para repor equipamentos e estruturas desgastados. Mas se, em vez disso, a empresa tiver a expectativa de aumentar as vendas no futuro, então vai considerar que a capacidade produtiva existente não será suficiente para atender às suas necessidades. Portanto, a empresa vai efectuar novos investimentos, adquirindo mais equipamentos, idênticos aos que utiliza.
    2. Identifique as funções do investimento a que o texto se refere.
  2. “Aposta nas renováveis e na eficiência energética é caminho a seguir. A Quercus considera que Portugal tem um enorme potencial para o aproveitamento das energias renováveis, em particular aquelas com menor impacto ambiental como é o caso da energia solar, um recurso abundante no nosso país, e cujos custos de investimento e exploração têm vindo a descer de forma lenta. Tal facto, aliado a uma eficiência e poupança energéticas significativas que devem ser incentivadas em sectores como o dos transportes, serviços e residencial, podem assegurar uma menor dependência do exterior e uma maior sustentabilidade. A Quercus quer Portugal com 100% de electricidade de fontes renováveis até ao do 2050”.
    1. Explicite o sentido do texto tendo em atenção o conceito de recursos renováveis
  3. Apresente três limitações da Contabilidade Nacional
  4. Caracterize as principais componentes da Despesa Interna apresentando a sua fórmula de cálculo.
  5. Explicite o conceito de redistribuição do rendimento, tendo em atenção a distinção entre repartição primária e repartição secundária dos rendimentos.
  6. Indique como se determina o Rendimento Pessoa Disponível de um família
  7. Caracterize os principais tipos de financiamento da actividade económica que conhece.
  8. Leia com atenção o texto que se segue
    1. Usando uma cana de pesca em vez de pescar à mão, o tempo gasto torna-se mais produtivo, resultando numa maior quantidade de capturas por dia. Usando ainda mais capital, sob a forma de redes e de barcos de pesca, a actividade torna-se suficientemente produtiva para alimentar muitas pessoas
    2. Indique dois factores de produção além do mencionado no texto
  9. Leia o texto que se segue. Os economistas usam os faróis como exemplo de bens públicos. Os faróis são utilizados para marcar locais específicos, de modo que os navios possam evitar águas traiçoeiras. O beneficio que o farol traz aos comandantes dos navios não é exclusível nem rival, de modo que cada comandante é incentivado a utilizar o farol para navegar sem pagar por esse serviço. Devido a esta problema, a actividade da maioria dos faróis é, atualmente, financiada pelo Estado.
    1. Justifique, com base no texto, a necessidade da intervenção do Estado para garantir o fornecimento de bens públicos. Começe por explicitar as caracteristicas, referidas no texto, dos bens públicos
  10. Suponha que, a par da taxa de inflação verificada em 2006 (3,1%), os salários nominais em Portugal, subiram nesse ano, em média 2,5%. Explique como teráo evoluído os salários reais, nesse ano, em Portugal.