A procura e a lei procura
Representa a quantidade que é procurada no mercado.
A lei da procura representa a relação entre a procura de um bem ou serviço e o seu respetivo preço.
Procura é a quantidade que os consumidores estão disponíveis para adquirir determinado produtos para determinado preço.
Existe uma relação inversa entre o preço e a quantidade procurada.
O preço maior implica uma diminuição da procura
O preço menor implica um aumento da procura.
A Lei da procura é representada por um gráfico que apresenta uma curva decrescente.
Lei da procura
aumenta o preço diminui a quantidade procurada.
diminui o preço aumenta a quantidade procurada.
Procura individual: a procura de cada consumidor.
Procura agregada: o somatório de todas as procuras individuais.
Fatores que influenciam a procura
O Rendimento dos consumidores: Quando o rendimento aumento existe uma forte relação com o aumento da procura.
Bens inferiores: é uma exceção porque quando rendimento aumenta estes deixam de ser procurados. Estão associados muitas vezes com baixo status social.
Preferências dos consumidores:
Estão ligados à tradição., publicidade e a religião.
Por exemplo uma loja macdonalds em Portugal tem produtos em relação a Israel.
Dimensão de mercado
Está relacionado com a demografia de um determinado país.
Preços de outros bens
Bens sucedâneos e os bens complemenntares