A procura e a lei procura

A procura e a lei procura

Representa a quantidade que é procurada no mercado.

A lei da procura representa a relação entre a procura de um bem ou serviço e o seu respetivo preço.

Procura é a quantidade que os consumidores estão disponíveis para adquirir determinado produtos para determinado preço.

Existe uma relação inversa entre o preço  e a quantidade procurada.

O preço maior implica uma diminuição da procura

O preço menor implica um aumento da procura.

A Lei da procura é representada por um gráfico que apresenta uma curva decrescente.

Lei da procura

aumenta o preço  diminui a quantidade procurada.

diminui o preço aumenta a quantidade procurada.

Procura individual: a procura de cada consumidor.

Procura agregada: o somatório de todas as procuras individuais.

Fatores que influenciam a procura

O Rendimento dos consumidores: Quando o rendimento aumento existe uma forte relação com o  aumento da procura.

Bens inferiores: é uma exceção porque quando rendimento aumenta estes deixam de ser procurados. Estão associados muitas vezes com baixo status social.

Preferências dos consumidores:

Estão ligados à tradição., publicidade e a religião.

Por exemplo uma loja macdonalds em Portugal tem produtos em relação a Israel.

Dimensão de mercado

Está relacionado com a demografia de um determinado país.

Preços de outros bens

Bens sucedâneos e os bens complemenntares