6 Julho, 2015

Globalização

Globalização

A globalização é de certa forma o crescimento exponencial e aceleração de fluxos de mercadorias, serviços, informação, imagens, modas, ideias, e valores (incluindo a intensificação dos movimentos de capitais e passando pela mobilidade internacional do trabalho).

É  também a interdependência crescente entre indivíduos, nações e regiões. Não quer dizer apenas interdependência económica. Envolve também uma mais rápida e universal forma de comunicação e tem uma dimensão política e cultural.

Vejamos por exemplo uma nova moda, um livro ou filme popular vão ser conhecidos em todo o mundo através dos media e da Internet.

A Internet veio ainda acelerar mais a tendência intensificação da globalização que se fazia sentir nas últimas décadas do século XX:

Temos como exemplo, um carro italiano que tem os componentes plásticos fabricados na Malásia, os estofos fabricados na Turquia o auto-rádio alemão e os pneus franceses. É um exemplo da dimensão que temos atualmente do fenómeno da globalização.

A Globalização trouxe vários problemas:

A mundialização do crime e do terrorismo;

A deslocalização de empresas e de investimentos, alguns países ficaram a perder com o processo de globalização;

O aumento do consumo mundial e consequente aumento da poluição do planeta;

A maior circulação de pessoas pode causar o aparecimento de certa epidemias, como por exemplo a gripe das aves, etc.

Desproporção na distribuição dos rendimentos, aumento das desigualdades entre os mais ricos e os mais pobres.

Problema das migrações, por exemplo no caso do Sul da Europa onde milhares de pessoas tentam atravessar o Mediterrâneo em busca de melhores condições de vida na Europa.

A globalização trouxe várias vantagens:

Um processo onde as distâncias geográficas são cada vez menos importantes para o estabelecimento ou a manutenção de relações económicas, políticas e sócio-culturais transfronteiras

Acesso ao conhecimento, hoje a Internet permite que milhões de pessoas tenham acesso a muito mais conhecimento pois é uma janela aberta para o mundo e que possibilita o estudo, consulta de documentos, livros, etc.

Criação de oportunidades de negócios, pois a abertura dos mercados permite que se aproveitem novas oportunidades.