Exercícios Exame – Consumo

Exercícios Exame – Consumo

O ano de 2004 caraterizou-se pela recuperação da economia portuguesa. O consumo privado, em 2004, aumentou 2,3%, em termos reais, destacando-se, como é habitual em fases de retoma, um forte incremento das despesas em bens de consumo duradouros. Esta recuperação do consumo privado está associada a um clima de maior confiança e a um aumento do rendimento disponível dos particulares. Com efeito, o ligeiro aumento do emprego total e dos salários reais bem como a continuação do forte crescimento das prestações sociais superam os aumentos dos impostos e das contribuições suportadas pelos particulares.

Após dois anos de contração, também o investimento em capital fixo registou um crescimento real de 1,3% em 2004.

Assim, invertendo a tendência dos últimos dois anos, a procura interna registou um contributo positivo para o crescimento do PIB a preços de mercado, enquanto as exportações líquidas de importações apresentaream um contributo negativo que, contudo, não impediu o crescimento do PIB em 1%, em termos reaus.

Direcção -Geral de Estudos e Previsão, Ministério das Finanças, A Evolução da Economia Portuguesa em 2004,

Lisboa, Março de 2005, nº 214 (adaptado)

  1. Justifique «a recuperação da economia portuguesa», em 2004, tendo em conta os contributos de cada uma das componentes da Despesa Interna referidas no texto.
  2.  Apresente as razões que, de acordo com o texto, justificam «o aumento do rendimento disponivel dos particulares» em 2004.
  3. Um outro fator económico que influencia o consumo, para além do rendimento, é a inovação tecnológica. Explique de que forma a inovação tecnológica pode influenciar o consumo.
  4. O consumo tem sido incentivado com a abertura de novos espaços comerciais, como as grandes superficies. Caraterize o circuito de distribuição normalmente associado a este tipo de comércio.

 

Explicações de economia 918187095