Exercícios de revisão preparação Exame Economia

Exercícios de revisão preparação Exame Economia

  1. Os aumentos salariais muitas vezes são condicionados pela inflação. Explique de que modo a inflação pode influenciar o poder de compra dos cidadãos.
  2. Explicite o sentido da seguinte afirmação: ” Uma das limitações da Contabilidade Nacional, é o facto, de, no cálculo do valor da produção, não se ter em conta nem as externalidades positivas nem as externalidades negativas.”
  3. Considere o seguintes valores (em milhares), relativos a Portugal, em 2005. População total 10563, empregados 5 123, Desempregados 422, População inactiva 5 018.
    1. Calcule a taxa de actividade em Portugal, em 2005. Apresente  as fórmulas e os cálculos que efectuar.
  4. Leia o texto que se segue. O Estado pode intervir na economia, nomeadamente, como estabilizador macroeconómico, como prestador de serviços, como incentivador da actividade privada e como redistribuidor do rendimento. Para exercer a sua actividade, o Estado cobra receitas e realiza despesas. As principais receitas que o Estado cobra são os impostos, quer directos, quer indirectos.
    1. Distinga impostos directos de impostos indirectos.
  5. Segundo dados divulgados pelo INE, a taxa de desemprego em Portugal, em 2005, foi de 7,6%. Explicite o significado deste valor.