Conceito de Economia

Conceito de Economia

A economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens comvalor e como os distribuem entre os seus diferentes membros.

Objetivo da ciência económica: é o de analisar os problemas económicos e formular soluções para resolvê-los, de forma  a melhorar nossa qualidade de vida.

Lei da escassez

O nosso mundo é um mundo de escassez, repleto de bens económicos. Numa situação de escassez, os bens são limitados relativamente aos desejos. É importante que uma economia faça o melhor uso dos seus recursos limitados. A isso chama-se eficiência.

O verdadeiro problema económico é saber como aplicar recursos escassos a um nç ilimitado de necessidades, ou seja, como satisfazer um conjunto de necessidades que está sempre a aumentar utilizando recursos que são finitos e insuficientes.

Como não podemos satisfazer todas as necessidades, temos que hierarquizar as mesmas e de fazer escolhas, decidir quais as necessidades a satisfazer em primeiro lugar e quais deverão ser abandonadas.

Custo de Oportunidade

Quando hierarquizamos as necessidades e optamos pela satisfação de uma, as que são sacrificadas representam uma perda, um custo. A este custo chamamos de custo de oportunidade, que se caracteriza como sendo a melhor alternativa que sacrificamos quando fazemos uma escolha.

Cada vez que decidimos empregar um bem na satisfação de uma necessidade, estamos a renunciar a oportunidade de o utilizar na satisfação de outra.

Princípio da racionalidade: presume-se que cada indivíduo escolhe sempre o que considera ser a melhor opção disponível, ou seja, aquela que permite a máxima satisfação com o mínimo esforço.

Princípio do equilíbrio: parte do pressuposto de que todas as decisões económicas interagem entre si. as escolhas, ao se condicionarem umas com as outras para poderem combinar-se da melhor forma possível, acabam por levar ao equilíbrio dos sistemas.

 

 

Explicações de economia 918187095