Classificação dos tipos de capital

Classificação dos tipos de capital

Diferentes tipos de capital

Capital técnico: Divide-se em capital circulante e capital fixo. O capital circulante inclui os meios de produção incorporados no processo produtivo de outros bens que desaparecem por completo após a sua utilização (matérias-primas, combustíveis, etc.). Capital fixo: inclui os meios de produção que podem ser utilizados várias vezes, embora sofram algum desgaste com o passar do tempo e o uso (equipamentos, edifícios, meios de transporte, etc.).

Capital financeiro: Capital próprio: representa os meios financeiros que pertencem aos proprietários da unidade produtiva (autofinanciamento).

Capital alheio: são os meios financeiros que, embora não pertençam à unidade produtiva, se encontra à sua disposição (crédito bancário, etc.).

Capital Humano: Compreende o conjunto de aptidões humanas para trabalhar que inclui a experiência e os conhecimentos dos indivíduos. O capital humano é valorizado sempre que há investimentos na formação ou na saúde dos recursos humanos.

Capital Natural:  Compreende os recursos naturais que se encontram disponíveis. O Capital natural deve ser utilizado de forma racional para não colocar em risco o desenvolvimento sustentável do planeta.